Advogados projetam aumento de ações trabalhistas em 2022 por questões relacionadas à pandemia

  • Início
  • /
  • Noticias
  • /
  • Advogados projetam aumento de ações trabalhistas em 2022 por questões relacionadas à pandemia


30/01/2021

A pandemia causou um aumento considerável em ações trabalhistas. Agora, advogados que acompanham o assunto projetam uma nova onda de processos envolvendo, principalmente, problemas com horas extras e exigência de vacinação em 2022.

Até o momento, os destaques no cenário da pandemia foram as questões relacionadas à demissão por falta de estrutura para a atividade remota, além do direito à desconexão do trabalho, segundo Priscilla Carbone, sócia de direito trabalhista do Madrona Advogados.

Além disso, também há processos sobre brechas em acordos de redução de jornada e salário, e retorno de gestantes ao trabalho presencial.

Na avaliação da especialista, o número de novos processos deve voltar a crescer porque muitos funcionários estão aguardando o posicionamento da Justiça para ingressar com suas ações, especialmente nos casos em que ainda não há clareza, como a demissão de funcionários que recusarem a vacina.

Rafael Ferraresi, do Ferraresi Cavalcante Advogados, cita também as discussões trabalhistas sobre o home office, já que muitos profissionais demitidos resolveram entrar com ações relacionadas a horas extras.

O movimento de casos do tipo deve aumentar em 2022, impulsionado ainda pela incerteza na economia, diz o advogado.

 

Fonte: com informações Joana Cunha da Folha

Voltar